Operação flagra desmatamento para fabricação de carvão em Área de Proteção Ambiental em Penedo

G1 - https://g1.globo.com/ - 22/10/2021
Uma operação integrada entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPM) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) constatou na quinta-feira (21) que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo, Alagoas, estava sendo desmatada para fabricação de carvão. Ninguém foi preso.

A operação foi realizada após denúncia de que estaria havendo supressão de vegetação nativa no local. Com apoio do policiamento aéreo, os policiais conseguiram identificar vários pontos de desmatamento.

Durante a ação, foram achadas 31 caieiras, que são covas onde a madeira é queimada para virar carvão. Dessas 31, onze ainda estavam ativas e foram destruídas.

Segundo a polícia, os infratores estavam usando madeiras da vegetação nativa, como cajueiro e massaranduba, para a fabricação irregular de carvão. Um acampamento de apoio foi montando no local do desmatamento, mas estava vazio no momento da operação.

A APA da Marituba do Peixe foi criada em 4 de março de 1988 por meio de decreto estadual e fica na Várzea da Marituba, conhecida como pantanal alagoano.

Fonte: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2021/10/22/operacao-flagra-desmatamento-para-fabricacao-de-carvao-em-area-de-protecao-ambiental-em-penedo.ghtml
Florestas:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Marituba do Peixe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.