Mirante de Chapada dos Guimarães foi interditado após grandes erosões.
Secretaria deve começar interdição física na próxima segunda-feira (9).
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) constataram que o mirante em Chapada dos Guimarães, cidade a 65 km de Cuiabá, corre risco de desabamento em diversos pontos e classificou a situação do ponto turístico como 'alarmante'. O mirante apresentou erosões provocadas após chuvas no último final de semana. Desde então a Sema anunciou que o local seria fechado por segurança e aconselhou que os turistas não visitem o mirante.
O mirante fica em uma área privada, sobreposto entre duas áreas, sendo uma conservação federal e outra estadual. Na visita técnica os servidores constaram risco de desabamento do solo em placas de até 15 metros. Segundo a Sema, uma interdição com maquinários pesados deverá ser feita na próxima segunda-feira (9). A secretaria alega que ainda não conseguiu localizar e notificar o proprietário da área.
No entanto, a advogada do proprietário da área, Juliana Girardelli Vilela, informou que ele já foi notificado e que deverá cumprir a decisão. Para o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, a situação se agravou muito devido ao desmatamento da área e ao desrespeito da própria população que continuou fazendo uso desordenado do espaço.
O alto fluxo de pessoas e veículos nos últimos quatro anos provocou uma compactação deixando o solo impermeável à água da chuva, trazendo danos irreversíveis ao meio ambiente. Ele explica que o fluxo natural da água da chuva é ser absorvida pelo solo. No caso de Chapada, essa água é purificada pelas rochas até que brote novamente nas nascentes dos vales.
No mirante, como o solo perdeu essa capacidade em razão da compactação, a água escorre por cima e laterais, ganha movimento e velocidade, gerando buracos e também assoreamento nos cursos d'água que ficam lá embaixo.
Mirante
O mirante de Chapada dos Guimarães, localizado a 7,5 Km da praça central da cidade, na MT-251 sentido Campo Verde, está situado no interior de uma área privada. Com 25 hectares, o local fica em uma altura elevada e é um dos pontos turísticos gratuitos mais visitados de Chapada dos Guimarães. Nele, é possível visualizar vales dos paredões rochosos e paisagens exuberantes de Chapada dos Guimarães.
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/11/mirante-turistico-de-mato-grosso-corre-risco-de-desabamento-diz-sema.html
Turismo Ambiental
Related Protected Areas:
- UC Chapada dos Guimarães
- UC Chapada dos Guimarães
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.