Eles foram presos em Marituba, na região metropolitana de Belém.
Eles pagaram fiança de R$ 300 cada e foram liberados.
Quatro homens foram detidos por
porte ilegal de armas de fogo em uma Unidade de Conservação (UC), na Área de Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Metrópole da Amazônia, em Marituba. Eles foram liberados após pagamento de fiança e o processo seguirá para a Justiça, segundo informações do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), divulgadas neste sábado (12).
O flagrante aconteceu durante uma operação do BPA, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), denominada "Biodiversidade Segura" e realizada na última quinta-feira (10). Com eles, foram apreendidas quatro espingardas, 26 munições de diferentes calibres, uma rede malhadeira, duas lanternas, dois terçados, dois facões, um canivete e uma machadinha, que foram apreendidos junto com a embarcação em que eles se encontravam.
DEMA
Eles foram apresentados à Divisão Especializada em Meio Ambiente (DEMA), onde foram autuados pelo delegado Vicente Costa pelo crime de posse ilegal de arma, que é afiançável por lei. Após prestarem depoimento, eles pagaram fiança de R$ 300 cada e foram liberados. O processo seguirá para a Justiça.
De acordo com Júlio Meyer, gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém, do Ideflor-bio, as atividades de patrulhas sistemáticas do Batalhão da Polícia Ambiental são fundamentais para que se alcance os resultados esperados com a criação das UCs.
"O REVIS abrange uma área equivalente a quase dez mil campos de futebol, reunindo inúmeras espécies das faunas e flora amazônicas, algumas delas ameaçadas de extinção. Para isso, é fundamental a manutenção da vida selvagem na área", destaca.
Ainda segundo o gerente, o Ideflor está trabalhando para transformar o REVIS em uma área de referência para atividade de pesquisas e de turismo. "Por conta desse trabalho de conservação de áreas, a gerência está investindo na consolidação de trilhas ecológicas e também em um sistema de monitoramento de biodiversidade, alinhado com pesquisas que estão ocorrendo em todo o Brasil", explica.
Refúgio Silvestre
O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia foi criado por meio do Decreto no. 2.211 de 30/03/2010 e está localizado na Região Metropolitana de Belém (RMB), ocupando uma extensão de 6.367.27 hectares - antes propriedade particular da antiga Fábrica Pirelli -, o que corresponde a 6,3% da área total de quatro municípios: Ananindeua, Benevides,
Marituba e Santa Isabel do Pará.
O REVIS fica a 23 quilômetros da capital, Belém, com acesso por via terrestre pelo Km 14 da rodovia BR-316, seguindo por mais 4 quilômetros pela chamada "Estrada da Pirelli".
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/03/homens-sao-presos-com-espingardas-pela-policia-ambiental.html
UC:Refúgio da Vida Silvestre
Related Protected Areas:
- UC Metrópole da Amazônia
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.