G1 - https://g1.globo.com/ - 26/09/2017
Fogo iniciado no dia 11 consumiu cerca de 30 mil hectares da reserva entre o Paraná e Mato Grosso do Sul; perícia da Polícia Federal deve apontar as causas.
O incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande foi encerrado na tarde de segunda-feira (25), após duas semanas. Segundo a direção, o fogo que começou no dia 11 destruiu cerca de 30 mil dos 78,7 mil hectares da reserva que fica entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.
O trabalho de combate teve o auxílio de um helicóptero e dois aviões pulverizadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ainda de acordo com a direção da reserva, o incêndio provavelmente foi causado por um raio e destruiu a vegetação principalmente das áreas conhecidas como várzea continental e as ilhas Grande, Bandeirantes e Ivaí. A avaliação foi concluída nesta terça-feira (26).
O diretor Romano Pulzatto Neto informou que a Polícia Federal será acionada para fazer a perícia na área e apurar as causas do incêndio.
O último grande incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande havia sido registrado em 2012, quando mais de 20 mil hectares foram consumidos pelo fogo. A reserva abrange parte dos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma, São Jorge do Patrocínio (PR), Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo (MS).
https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/apos-duas-semanas-incendio-no-parque-nacional-de-ilha-grande-e-encerrado.ghtml
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Ilha Grande (PARNA)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.