Projeto realiza limpeza e conscientiza população sobre conservação do Rio Paraná

G1 - https://g1.globo.com - 07/12/2018
Projeto realiza limpeza e conscientiza população sobre conservação do Rio Paraná
07/12/2018 07h23

Por G1 Presidente Prudente

Evento ocorrerá das 9h às 17h deste sábado (8), no Balneário Municipal de Rosana. Voluntários retirarão dejetos e petrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados na água.

O Balneário Municipal de Rosana recebe neste sábado (8) atividades do Projeto Rio Livre. O evento, que tem início às 9h, visa desenvolver ações de coleta de materiais em diversos pontos do Rio Paraná.

O objetivo do evento é a busca e retirada de dejetos e petrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados, como fragmentos de redes, cabos, anzóis, chumbadas, cevadores e poitas, gerados por atividades pesqueiras realizadas no rio, sejam elas artesanais ou esportivas.

Entre os problemas causados pelos petrechos abandonados, encontram-se o risco de acidentes à atividade de mergulho livre e autônomo, poluição das praias, incrustação de espécies exóticas e o principal deles, a pesca negativa e fantasma, que faz com que esses petrechos continuem a operar, de modo a capturar espécies que, enredadas, acabam morrendo, se tornando um processo cíclico e contínuo de impactos ambientais, o que torna o trabalho realizado pelo Projeto Rio Livre importante para a conservação das espécies que habitam o ecossistema do Rio Paraná. A realização do projeto torna possível identificar a origem dos petrechos, quantificá-los, avaliar o impacto e buscar soluções conjuntas com os gestores ambientais.

Outro objetivo do projeto é incentivar a discussão sobre a conservação do Rio Paraná entre mergulhadores, pescadores, pesquisadores, empresas da região e ambientalistas.

As atividades deste sábado (8) contemplarão duas modalidades de mergulho: livre e autônomo, com início às 9h e conclusão às 17h. Serão formadas baterias com os times de mergulhadores, nos pontos de pesca e em locais de visitação turística. Ao final do dia haverá confraternização aos participantes.

A ação será realizada por mergulhadores devidamente treinados e acompanhada por equipe de apoio de superfície.

O evento contará com um time de mais de 40 voluntários, sendo 12 Líderes, três monitores para estoque e gestão de ar comprimido e equipamentos de mergulho, dois monitores para time de mergulho em apnéia, quatro monitores para time scuba, um coordenador para captação de imagens sub e de superfície, dois coordenadores gerais, um coordenador para controle de logística (alimentos, suprimentos, transporte terrestre e fluvial), e mais de 30 mergulhadores voluntários entre as modalidades de mergulho livre e autônomo.

O projeto
O projeto Rio Livre se trata de um Clean Up Dive no Rio Paraná, que consiste no primeiro Freshwater Dive Clean de água doce em uma unidade de conservação brasileira: a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (APAIVRP).

O projeto é realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Escola de Mergulho (Prodiver) em parceria com a Prefeitura de Rosana e Consórcio Intermunicipal da APA do Noroeste do Paraná (Comafen).

Confira abaixo a programação do Projeto Rio Livre.

Dia 8 de dezembro - Etapa Rosana

8h - Café da manhã com recepção e distribuição de materiais para os voluntários;
9h - Reunião geral do evento (apresentação dos monitores e coordenadores, regras, horários e etapas do evento);
10h - Deslocamento para o ponto de apoio do evento;
10h30 - Briefing in loco com equipes de mergulho livre e autônomo (coordenação e voluntários);
11h - Início das baterias de mergulho livre e autônomo;
15h - Término das baterias; 15:30h - debriefing e coleta geral de materiais;
17h - Retorno;
18h30 - Confraternização e agradecimentos. (sujeito à alterações sem aviso prévio)

https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2018/12/07/projeto-realiza-limpeza-e-conscientiza-populacao-sobre-conservacao-do-rio-parana.ghtml
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.