O Dia do Trabalho em Atibaia, comemorado em 1o de maio, foi a data escolhida para a primeira ação de campo da Fundação Florestal na gestão efetiva do recém criado Monumento Natural Estadual da Pedra Grande. Em parceria com equipes da Prefeitura de Atibaia, da Polícia Militar Ambiental (PMAmb), da Polícia Militar, da ONG Simbiose, a FF atuou no controle e orientação de visitantes que estiveram no local durante o feriado. "Nossa intenção é se aproximar da comunidade e mostrar que a gestão dessa nova Unidade de Conservação será participativa", afirmou o gestor do Monumento Natural, Francisco de Assis Honda.
Seguindo uma tradição de décadas da cidade, moradores da região de Atibaia aproveitam o feriado do Dia do Trabalho para fazer uma caminhada até a Pedra Grande e muitos aproveitam para passar a noite no rochedo. Para evitar danos ambientais e orientar os visitantes, as equipes da FF, da Prefeitura, da Simbiose e da PMAmb bloquearam o acesso de veículos até o local das 14h de 30 de abril até as 14h do 1o de maio. "Aproveitamos a oportunidade para divulgar que o local agora é parte de uma Unidade de Conservação estadual e que isso implica em sua utilização com regras e muito respeito ao meio ambiente", disse Honda.
A contagem realizada pela Simbiose registrou a visita de 1.615 pessoas, com 32 bicicletas e 13 cavalos. Após a liberação da estrada de acesso à Pedra Grande, 130 carros e 145 motos ainda se dirigiram ao rochedo.
A nova UC
O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande foi criado pelo Decreto 55.662, de 30 de março de 2010. Ela abrange parte dos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista, com área total de 3.297 ha.
Essa UC tem por objetivo preservar os atributos bióticos, abióticos e cênicos do maciço da Pedra Grande. Sua criação ocorreu após um processo de discussão com as comunidades, da realização de quatro audiências públicas e sete meses de estudos técnicos que aprofundaram pesquisas prévias que indicavam a necessidade da existência das quatro novas unidades implantadas em março de 2010 - parques estaduais de Itapetinga e Itaberaba, o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e a Floresta Estadual de Guarulhos.
A Fundação Florestal agora se empenha na elaboração de planos emergenciais nas áreas de fiscalização, monitoramento e combate incêndios florestais, do ordenamento do uso público, da criação do futuro conselho consultivo (conjunto de entidades do poder público e da sociedade civil organizada que auxiliam na gestão da UC), de sinalização na demarcação de limites e da implantação de uma sede administrativa provisória.
http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=143
UC:Monumento Natural
Related Protected Areas:
- UC Guarulhos
- UC Pedra Grande
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.