Apa do Jalapão apoia o extrativismo sustentável da região com a colheita do jatobá

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 11/10/2016
No último sábado, 8, a equipe da Área de Preservação Ambiental - APA Jalapão, acompanhou e apoiou, uma das famílias da região, na coleta e transporte do jatobá para produção de farinha.

A mobilização dos moradores rurais e união de esforços na produção recebem o apoio da APA Jalapão, do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins e das brigadas.

Além da farinha de jatobá, as famílias da Rede Jalapão trabalham com óleo de buriti, óleo de pequi, de macaúba, de mamona, doce de buriti, doce de caju, cestaria de palha de buriti e uma infinidade de outras coisas que podem ser encontradas na lojinha do Centro de Atendimento ao Turista, no município de Mateiros e na própria residência dos produtores, que vendem em casa para o turista.

A supervisora da APA Jalapão, Rejane Nunes, esclareceu que esse foi apenas o primeiro encontro. "Essa foi uma primeira etapa. Além da visita à outras famílias e comunidades, onde poderão vivenciar todo processo da farinha de jatobá", explicou.

A farinha de jatobá é rica em cálcio, fibras, entre outros, durante os novos encontros, outras famílias envolvidas nesse tipo de produção estarão presentes também para avaliar os avanços, realizar trocas de experiências e de novas ideias. O objetivo da APA é expandir essa atividade para todas as comunidades, trabalhando três frentes, que são o Manejo Integrado do Fogo, turismo de base comunitária e extrativismo sustentável, produto dessa experiência iniciada com essa família.

Rede Jalapão

A Rede Jalapão de Produtos Artesanais é composta por famílias agroextrativistas da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, instituições parceiras, colaboradores e comunidades com interesses voltados para a conservação do cerrado e na busca de alternativas de melhoria da qualidade de vida para os moradores rurais.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/10/11/apa-do-jalapao-apoia-o-extrativismo-sustentavel-da-regiao-com-a-colheita-do-jatoba/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.