Aprovado Plano de Manejo do Parque Nacional de Jericoacoara

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/10/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprovou o Plano de Manejo do Parque Nacional de Jericoacoara, por meio da Portaria n" 84, de 20 de outubro, publicada no Diário Oficial da União dia 21.

O Plano de Manejo da Unidade de Conservação é dividido em quatro encartes: Contextualização do Parque Nacional, Análise da região, Análise do Parque Nacional e Planejamento.

O documento leva em consideração, por exemplo, a caracterização ambiental; os aspectos culturais e históricos da região; uso e ocupação da terra e problemas ambientais decorrentes; visão das comunidades sobre a unidade de conservação; caracterização de fatores abióticos e bióticos; visão geral, histórico e avaliação estratégica do Parque.

Planos de Manejo são documentos que visam a legalidade de ações de proteção ao meio ambiente e norteiam as iniciativas de preservação, conservação e recuperação das Unidades de Conservação. São resultados de parcerias que envolvem instituições e sociedades, elaborados segundo roteiros metodológicos e de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

O Parque

Criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, o Parque Nacional de Jericoacoara é uma unidade de conservação sob gestão do ICMBio. O local possui grande potencial turístico e está aberto para visitações.

Caso queira visita-lo, saiba mais sobre o Parque clicando aqui. [http://www.icmbio.gov.br/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/32-parques-nacionais/190-parque-nacional-de-jericoacoara]




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/2153-aprovado-plano-de-manejo-do-parque-nacional-de-jericoacoara
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.