Dia do Meio Ambiente é celebrado com encontro de famílias extrativistas da Rede Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 08/06/2015
Com o objetivo de estimular o uso sustentável dos recursos naturais, visando promover a conservação do Cerrado, geração de renda, qualidade de vida, segurança alimentar e a dignidade das famílias agroextrativistas da região do Jalapão foi realizado na última sexta-feira, 5, o Encontro das Famílias no Dia do Meio Ambiente, no município de São Félix. O evento, que celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, teve a participação das famílias da Rede Jalapão, representantes das comunidades e colaboradores.

Durante todo o dia, as famílias e os convidados tiveram a oportunidade de saber mais sobre a APA do Jalapão - Área de Proteção Ambiental, turismo de base comunitária, o Projeto Cerrado-Jalapão e sobre o resgate da proposta da Rede Jalapão, além de ouvir a experiência e a vivência das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio (da Associação - ASMUBIP) e o relato das famílias da Rede, momento mais importante do Encontro.

O encerramento aconteceu na praça do produtor com uma pequena feira que contou com a apresentação de músicos da terra e exposição de produtos das famílias agroextrativistas

O Encontro teve o apoio do Projeto Cerrado-Jalapão, Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, SEDETUR, Prefeitura Municipal de São Félix e Onça D'Água.

Rede Jalapão

A Rede Jalapão de Produtos Artesanais surgiu em 2006 como um desdobramento da Rede Local de Uso Sustentado dos Recursos Naturais do Cerrado. Sua proposta é estimular o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado, contribuindo para sua conservação, e propor alternativas de geração de renda para que as famílias da APA do Jalapão, entorno do Parque do Parque Estadual do Jalapão, tenham melhores condições de vida.




http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/6/8/dia-do-meio-ambiente-e-celebrado-com-encontro-de-familias-extrativistas-da-rede-jalapao/
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.