Governo costura nova gestão compartilhada na Serra da Capivara

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 16/01/2017
A gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje dividida entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), ganhará apoio do Governo do Piauí, BNDES e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é dar um alento financeiro na gestão do parque, que sofre com falta de recursos materiais e humanos. A área protegida abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e quase foi fechada para visitação no ano passado.

A demanda por mais verba para o Parque Nacional da Serra da Capivara é antiga. No auge, a Unidade já contou com 250 funcionários alocados no local, mas a situação foi piorando ao longo dos anos, chegando ao limite em 2016, quando sobraram apenas 36 terceirizados com salários atrasados. A arqueóloga Niéde Guidon, cuja fundação cuida da área de visitação do parque, ameaçou deixar o país após cancelamento de repasse de verba a Fundação. Após uma remessa emergencial, o Ministério do Meio Ambiente vem costurando, desde então, um novo desenho de gestão compartilhada, dessa vez incluindo o Iphan, o BNDES e o governo do estado do Piauí.

Ainda não há definição das atribuições de cada órgão na gestão da Serra da Capivara, mas a princípio os apoiadores viabilizarão recursos extra, mas quem ficará a cargo da gestão ainda será o ICMBio e a Fundham. Um novo documento será acordado ainda entre os órgãos, que se reunirão em São Raimundo Nonato (PI) entre os dias 23 e 28 desse mês.

"Até o final do mês, representantes de todas as entidades envolvidas vão se reunir para fazer esse planejamento e definição de ações e objetivos para a gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara (...) tudo vai depender do andamento desse encontro", confirma, em nota, a assessoria de imprensa do Iphan.



http://www.oeco.org.br/noticias/governo-costura-nova-gestao-compartilhada-na-serra-da-capivara/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.