ICMBio promove o IV seminário de pesquisa e iniciação científica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 24/04/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulga, por meio da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), a programação do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica, que será promovido pela autarquia entre os dias 21 e 23 de agosto, na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), localizada na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó (SP).

Com o tema "Da Pesquisa à Política Pública", o IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica tem como objetivo destacar o papel das pesquisas na retroalimentação das políticas ambientais implementadas no âmbito do ICMBio: manejo de unidades de conservação, avaliação do estado de conservação da biodiversidade, elaboração e implementação de planos de ação, estabelecimento de corredores, fiscalização e formas avançadas de gestão pública. A questão que será levantada durante o evento é: "Como a pesquisa tem contribuído ou pode contribuir para o ICMBio subsidiar, entender e por vezes mudar o curso de suas ações?".

Na manhã do primeiro dia do evento (21), a partir de 8 horas, haverá solenidade de abertura do seminário, seguida de palestra inaugural sobre 'Conceitos de Biologia da Conservação para a Manutenção da Biodiversidade: Teoria e Prática', com o palestrante do Instituto Ipê, Cláudio Pádua. Na sequência, falará Gilberto Sales (Tamar/ICMBio) sobre 'Análise da atuação do Brasil no cumprimento das recomendações da Comissão Internacional para Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a redução da mortalidade de tartarugas marinhas em operações de pesca'.

O período da tarde será marcado por apresentações dos trabalhos PIBIC, na forma de painéis, a mesa redonda 'A contribuição das pesquisas desenvolvidas no ICMBio para subsidiar as políticas públicas de Conservação da Biodiversidade' e palestra sobre 'Ecologia de estradas no Brasil - Perspectivas para estudos integrados em escala nacional', a ser proferida pelo palestrante Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3153-icmbio-promove-o-iv-seminario-de-pesquisa-e-iniciacao-cientifica.html
Conferências Gerais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.