Incêndios já destruíram 916 mil hectares de mata

AMDA - http://www.amda.org.br - 27/10/2014
Desde o início do ano, mais de 916 mil hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo. A área equivale a 916 mil campos de futebol oficiais. Segundo dados da Coordenação de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o bioma mais afetado é o Cerrado.

De acordo com a Coordenação de Emergências Ambientais, este resultado pode piorar. Além da seca que persiste em boa parte do país, os estragos causados pelos incêndios na Serra dos Orgãos, situada no Rio de Janeiro, e na Serra do Cipó, em Minas Gerais, ainda não foram totalmente calculados.

A área queimada neste ano excedeu a média de 2013, quando foram incendiados 612 mil hectares de unidades de conservação federal. Porém, a extensão destruída em 2014 foi menor que a de 2012, em que 1,126 milhão de hectares foram queimados. Essa oscilação na dimensão de área destruída confirma a tese de ambientalistas de que, quando em um ano as áreas incineradas são menores, no próximo haverá mais mata incendiada. Isso acontece por que a vegetação teria mais tempo para se recompor, criando assim uma maior quantidade de biomassa, ou material combustível.

Com a chuva que atingiu parte do país nas últimas semanas, os incêndios puderam ser controlados com mais facilidade, tal como ocorreu na Serra do Cipó.



http://www.amda.org.br/?string=interna-noticia&cod=7044
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.