Parque Estadual do Jalapão comemora 11 anos de existência

O Girassol - http://www.ogirassol.com.br - 12/01/2012
Instituído em janeiro de 2001 com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região Leste, o Parque Estadual da Jalapão comemora nesta quinta-feira, 12, 11 anos de criação. Para registrar a data, o Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, por meio da equipe técnica do Parque, preparou uma abordagem histórica relacionada ao tema para ser veiculada na rádio local do município de Mateiros e comunidades vizinhas.

Conhecido como uma das regiões de belezas cênicas exuberantes, o Jalapão é um forte atrativo para quem pratica o ecoturismo e turismo de aventura. Suas cachoeiras, rios e corredeiras de águas cristalinas, as formações rochosas e chapadas, e as dunas de areias douradas, em meio à vegetação predominante do cerrado, formam um cenário de verdadeiro encanto aos olhos de quem vê.

Além disso, em meio às veredas do Jalapão brota uma preciosa planta de brilho intenso, denominada capim dourado. Suas hastes são utilizadas para produção de artesanatos como bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, cestas e diversos objetos de decoração. Estes materiais, aliados ao buriti, se tornaram a principal fonte de renda das comunidades locais.

Proteção

Paralelo a esse paraíso natural, existe o risco de degradação, o que implica na necessidade de gestão e criação de políticas públicas voltadas à sua proteção. Com este propósito que foi criado o Parque Estadual do Jalapão - PEJ, uma área que abrange quase 150 mil hectares, localizada na região leste do Estado, cujo gerenciamento é de responsabilidade do Naturatins. Suas principais atribuições consistem em promover ações focadas na preservação, fiscalização e monitoramento de toda área, incluindo os atrativos turísticos, além de promover trabalhos de conscientização ambiental entre os visitantes e as comunidades de seu entorno.

Considerado o maior Parque Estadual tocantinense, o PEJ está localizado em uma posição estratégica, o que propicia uma continuidade entre as áreas protegidas pela APA do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral e Parque Nacional das Nascentes do Paraíba, formando um mosaico de Unidade de Conservação, garantindo o fluxo genético entre as espécies. Atributo este que garante a manutenção da biodiversidade dessa extensa área do cerrado.

Para o presidente do órgão, Alexandre Tadeu, comemorar 11 anos de criação do Parque representa o respeito e o comprometimento que o Estado tem em preservar não só a rica biodiversidade contida na região, como também em manter viva a história do seu povo, de um patrimônio natural e cultural para que as futuras gerações possam também ter o privilégio de poder conhecer e vivenciar o Jalapão.



http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=33482
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.