Parque Nacional de Jericoacoara realiza Operação Reveillon

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/02/2016
Agentes de fiscalização do Parque Nacional de Jericoacoara, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Ceará, promoveram em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Ceará e apoio do Departamento Nacional do Trânsito (Detran-CE) a Operação Reveillon com o objetivo de coibir o trânsito de veículos sobre as dunas móveis, trilhas e áreas interditadas para veículos motorizados dentro do parque.

A operação ocorreu durante todo o período de fim de ano, que foi de 27 de dezembro de 2015 a 03 de janeiro de 2016. Essa fiscalização já ocorre há seis anos consecutivos e visa, além de coibir os ilícitos, manter uma presença institucional no interior da Unidade visando evitar a ocorrência de outras infrações ambientais, como despejo de esgoto e lixo dentro da Unidade de Conservação (UC).

Coordenada pelo analista ambiental e agente de fiscalização do parque, Alexandre David Dantas, foram realizadas diariamente ações de patrulhamento ostensivo, barreiras em pontos estratégicos e abordagens para prestar orientações junto a visitantes e prestadores de serviço, tais como bugueiros e caminhoneteiros que atuam em Jericoacoara.

Nesta operação foram utilizados quatro quadriciclos 4x4 e uma viatura L200 Triton, que possibilitaram abordagens, em locais de difícil acesso da UC, a condutores de veículos que trafegavam em áreas proibidas ou em alta velocidade.

A equipe contou, ainda, com o apoio da população local por meio de denúncias e envio de registros fotográficos de infrações ambientais. Durante a operação foram lavrados 15 Autos de Infração, contabilizando o valor total de R$ 12 mil em multas, porém, muitos outros ilícitos ambientais foram evitados pela presença institucional na área protegida.

Durante as comemorações de ano novo em Jericoacoara circularam diariamente cerca de 13 mil pessoas de vários países e diferentes regiões do Brasil, representando um acréscimo de 400% no contingente populacional da Vila de Jericoacoara.

Durante o período de ano novo, aumenta significativamente o uso aos serviços públicos existentes na Vila de Jericoacoara, tais como a coleta de lixo e o abastecimento de água. A preocupação é que tal fluxo não traga maior impacto sobre a paisagem natural protegida pelo Parque Nacional de Jericoacoara, importante atrativo turístico da região.

Os impactos negativos provocados pela circulação de veículos sobre as dunas e trilhas interditadas é alvo constante das ações de fiscalização. E mesmo com normas e proibições do que pode ou não ser feito dentro do parque, ocorrências de desrespeito à legislação ambiental são frequentes e ameaçam a manutenção do patrimônio natural desta Unidade de Conservação.

"Mas a proteção desse patrimônio não cabe apenas ao poder público, por meio de suas ações institucionais, mas fundamentalmente à sociedade, por meio de uma conduta responsável e ecologicamente adequada. E é nessa linha que estamos trabalhando as ações de fiscalização", frisa o analista ambiental e agente de fiscalização do parque, Alexandre David Dantas.

Saiba mais sobre o Parque Nacional de Jericoacoara.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7568-parque-nacional-de-jericoacoara-realiza-operacao-reveillon.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.