Qual é o cenário dos seus sonhos?

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/10/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) administra 71 Parques Nacionais nas cinco regiões do Brasil. Em todos eles, a beleza natural é o principal atrativo. Foram selecionados 5 cartões postais do Brasil para que os internautas escolham o "Cenário dos Sonhos".

Participe da enquete e ajude a divulgar as belezas naturais nas Unidades de Conservação (UCs) brasileiras. Para votar, escreva o nome do seu lugar preferido nos comentários da publicação no Facebook. Serão contabilizados os comentários postados no período de 17/10 a 24/10/2014.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Localizado no Estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Protege uma área de 65.514 hectares de cerrado, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d'água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Além da conservação, a Unidade de Conservação tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades realizadas no Parque. As imensas paisagens da Chapada acompanham os visitantes numa viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros.

PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

O Parque Nacional de Jericoacoara fica no estado do Ceará tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

Há, ainda, passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são o maior atrativo do Parque Nacional e são bastante variadas: agradam frequentadores que preferem áreas isoladas e pessoas radiciais, que gostam de praticar esportes náuticos.

Esta Unidade de Conservação (UC) foi criada em 2002 e protege uma área de 8.416 hectares.

PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA

Junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 30.400 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral.

O maior atrativo do Parque é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de até 700m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores das américas. Além disso, tem as paredes rochosas formadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica.

São três as trilhas abertas ao público, sendo a trilha do Vértice e a do Cotovelo as principais atrações. A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion. A entrada é pelo Posto de Informação e Controle do Rio do Boi, que fica no município de Praia Grande/SC.

PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS

Foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas, um dos maiores do mundo, e suas diversas formações florestais, além de estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa científica e valorização da conservação do bioma Amazônia com base em ações de educação ambiental e turismo sustentável.

A Unidade de Conservação (UC) abrande os municípios de Novo Airão e Manaus (AM) e apresenta formações florestais diversas, como floresta ombrófila densa, igapó, campinarana, caatinga-gapó e chavascal, além de ecossistemas fluviais e lacustres. A parte fluvial do Parque, com mais de 400 ilhas, aproximadamente 130 km de extensão e em média 20 km de largura, representa 60% da unidade, enquanto a porção de terra firme representa 40%, em um total de 350.018 ha (3.500,18 km2) de área protegida.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ

Localizado nos municípios mineiros de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro o Parque Nacional da Serra do Cipó possui uma área total de 33.800 hectares e tem como principal objetivo preservar toda sua riqueza natural, formada basicamente pelo bioma Cerrado.

O título de "Jardim do Brasil", dado pelo paisagista Burle Marx à Serra do Cipó, em 1950, faz jus a um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta. A região encanta há séculos viajantes, naturalistas, os atuais turistas e seus moradores, que a redescobrem cotidianamente e tomam consciência de sua singularidade.

A topografia acidentada e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. Com altitudes que variam entre 700 e 1.670 metros de altitude, a Serra do Cipó localiza-se na porção sul da Serra do Espinhaço, importante divisor de duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/5053-qual-o-cenario-dos-seus-sonhos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  • UC Aparados da Serra
  • UC Serra do Cipó
  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.