RS: bombeiros voltam a combater incêndio em estação ecológica

Globo - g1.globo.com - 29/03/2013
Bombeiros recomeçam na manhã desta sexta-feira (29) o combate ao incêndio que atinge uma estação ecológica no Rio Grande do Sul. Mais dois aviões chegam nesta sexta para ajudar no trabalho.

De cima é possível ter a dimensão do fogo, que começou na terça (26) pela manhã. Rapidamente as chamas se espalharam pela reserva e já ameaçam os animais que vivem no local. A nuvem de fumaça é visível a 20 quilômetros de distância.

Dos 32 mil hectares da Estação Ecológica do Taim, pelo menos 1,4 mil já foram atingidos pelo incêndio. O que contribui para o rápido avanço das chamas é a dificuldade em chegar ao local.
O fogo está localizado em uma área de banhado, de difícil acesso, onde não é possível chegar com veículos nem com embarcações.

Dois aviões agrícolas, com capacidade para 700 litros de água por vôo, estão sendo usados no combate às chamas. "O grosso do incêndio as aeronaves não causam impacto suficiente para baixar. A linha de fogo é muito extensa e tem muita palha de banhado, levanta muito fogo", explica Henrique Ilha, coordenador da estação.

Bombeiros estão a postos caso o fogo avance para áreas secas. Nesta sexta-feira (29), devem chegar mais dois aviões com capacidade para despejar dois mil litros de água por voo, para ajudar no combate ao incêndio.



http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/rs-bombeiros-voltam-combater-incendio-em-estacao-ecologica.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.