Taim detém quatro por crimes ambientais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/08/2015
Foram apreendidos ainda armas, barcos e pescado


Apreensão de 8.300 metros de redes com malha predatória de 30 mm, três embarcações de madeira, um motor de popa, 800 quilos de peixe (traíra e jundiá) e, mais, a detenção de três adultos e um menor de idade, envolvido com caça e porte de arma.

Esse foi o resultado da operação de fiscalização realizada na Estação Ecológica (Esec) do Taim, no Rio Grande de Sul, no final de julho. Os agentes apreenderam ainda duas espingardas calibre 22, 12 projéteis calibre 22, três facas e um arpão. O pescado foi doado à comunidade.

As medidas de fiscalização, que contaram com o apoio da Polícia Ambiental, abrangeram a Lagoa Mangueira, a costa do Oceano Atlântico e o Banhado do Taim. Elas fazem parte das ações permanentes de proteção da unidade de conservação (UC).

A Esec do Taim abriga diversificados ecossistemas, como banhados, praias lagunares e marinhas, lagoas, pântanos, campos, cordões e campos de dunas. Estima-se que, em seu interior e entorno, vivam 30 espécies diferentes de mamíferos e 250 de aves.

Segundo o chefe da unidade, Henrique Ilha, o empenho da equipe de fiscalização e o apoio da Coordenação de Proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a Esec, e da Coordenação Regional 9 do Instituto, com sede em Florianópolis (SC), tem sido fundamentais para os resultados desse trabalho.

Ilha lembrou ainda que a comunidade tem ajudado com denúncias e informações precisas, o que facilita o trabalho de fiscalização na Esec, localizada em área de fronteira com o Uruguai. Ele garantiu, por fim, que as operações, fundamentais para manter a qualidade ambiental da UC, vão continuar nos próximos meses.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6928-taim-detem-quatro-por-crimes-ambientais.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.