Visitação na Flona de Ipanema permanece suspensa até o fim do ano

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 10/11/2009
A visitação na Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó, interior de São Paulo, permanecerá suspensa até o final do ano. O acesso, até a reabertura, está restrito a escolas, que devem fazer o agendamento antecipado pelo telefone (15) 3266-9099.

A Flona de Ipanema foi criada em 1992 com o objetivo de preservar um dos maiores fragmentos de mata atlântica do interior paulista, além de áreas de cerrado, várzea e ecossistemas associados, e abrigar 21,6% da fauna do estado de São Paulo, destacando-se mamíferos como a onça parda, a jaguatirica, o lobo guará e o tamanduá mirim e mais de 200 espécies de aves, entre elas animais em risco de extinção como o urubu rei e o pavó.

A Flona abriga ainda um sítio arqueológico do século 16, com registros da primeira tentativa de produção de ferro em solo americano; além de um sítio histórico-cultural, o da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, o primeiro empreendimento industrial brasileiro a funcionar de 1811 a 1912. Este empreendimento foi extinto oficialmente em 1895 e para ele foi lavrado o primeiro contrato de trabalho livre do país.

Flona de Ipanema
(15) 3459-9220
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.