Voluntário relata combate a incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/07/2016
'É prazeroso ajudar a natureza', diz presidente da ONG Anjos da Montanha.
Fogo começou na tarde de sexta (22) e foi controlado no domingo (24).


"É prazeroso demais poder ajudar a natureza, proteger os animais, a reserva. Não sei nem descrever o sentimento que sinto quando estou em uma missão de salvamento. É prazeroso demais", contou o presidente da ONG Anjos da Montanha Levy Cadorso da Silva Filho. Ele e um grupo de voluntários ajudaram a controlar o incêndio que atingiu a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro.

O fogo começou na tarde de sexta-feira (22), na área de Minas, com quatro focos espalhados em um território de mil hectares - equivalente a mil campos de futebol. De acordo com a equipe de reportagem do RJTV, indícios apontavam que o incêndio teve origem criminosa.

"Nós fomos avisados ainda na sexta-feira, mas como a área era de difícil acesso, só conseguimos chegar ao local no sábado, por voltar do meio-dia. Em casos assim precisamos nos programar, preparar os equipamentos necessários, o nosso lanche, mobilizar a equipe. Demoramos duas horas para chegar até o incêndio, foi uma caminhada um pouco cansativa e mobilizamos 15 homens incialmente. Trabalhamos até às 22h tentando controlar as chamas", contou.

No domingo (24), o grupo ganhou o reforço da brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

"Seguimos com o serviço até às 18h, quando o último foco foi controlado na região da Pedra Furada, próximo à divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas ainda estamos em alerta. Pois, por se tratar de algumas áreas de fogo de turfa - o fogo fica por baixo da terra e pode ressurgir. A equipe continua monitorando a área pois há chances de aparecimento de novos focos", disse.

Por segurança, a direção do Parque informou que a entrada de turistas na parte alta continua suspensa. A previsão é que o local seja reaberto na terça-feira (26).


Área de 28 mil hectares

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o ICMBio.

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.790m.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2016/07/voluntario-relata-combate-incendio-no-parque-nacional-do-itatiaia.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.